O Nascimento da ecoPotenco

A Natureza Pode Fazer Mais Por Nós!

A indústria de energia é uma indústria que movimenta mais de 6 Trilhões de dólares ao ano e essa indústria está em plena transformação e em disrupção neste momento.

Energia é uma questão vital e considerada um dos grandes desafios globais pois, em pleno século 21, temos 1.3 bilhões de pessoas no mundo que não tem acesso a energia.

Quando se trata de economia, quase sempre se considera que o consumo de energia reflete tanto o grau de industrialização de um país quanto o grau de desenvolvimento e bem-estar de sua população. Energia é chave para o desenvolvimento, se olharmos no mapa mundial, veremos que os países desenvolvidos são extremamente eletrificados, inclusive apresentam uma alta relação entre PIB e eletricidade/pessoa.

Nos últimos 30 anos, a oferta e o consumo de energia cresceram em todo o mundo. Mas boa parte deste consumo ainda está concentrada em combustíveis de origem fóssil, como o carvão e o petróleo. E, não podemos deixar de mencionar, que essa maneira que produzimos energia, hoje, traz alguns malefícios à sociedade. Não só para as questões ambientais, mas, também, por questões de saúde.

“A poluição é muito mais do que um desafio ambiental; é uma ameaça profunda e generalizada que afeta muitos aspectos da saúde humana e do bem-estar”, diz Philip Landrigan, da Escola Icahn de Medicina do Hospital Monte Sinai, em Nova York

Segundo pesquisa realizada por AAAS (American Association for the Advance of Science), a poluição do ar, devido à queima de combustíveis fosseis, mata mais de 5 milhões de pessoas ao ano no mundo.

No Brasil, a poluição do ar mata mais de 70 mil pessoas por ano, diz relatório da The Lancet. O país ficou na 148ª posição do ranking de países com maior proporção de mortes relacionadas à poluição, atrás de outras nações da América do Sul, como Uruguai, Chile e Equador.

Mas essa matriz energética, felizmente, está em disrupção pelas energias renováveis, como energia eólica e solar, entre outras. E as condições naturais do país fazem do Brasil uma grande potência para produção de energias eólicas e solar. O Nordeste tem, ainda, condições privilegiadas para sinergia entre essas duas fontes.

… e assim, surge a ecoPotenco Energia Sustentável no mercado de geração de energia elétrica (solar e eólica), com uma proposta promissora de trabalhar essas questões energéticas e fazer dessa abundância brasileira uma realidade no interruptor e na tomada de cada casa e negócio; bem como, impactar positivamente a sociedade apoiando o aumento da eletrificação no país ao mesmo tempo que se reduz a poluição do ar com inserção das energias renováveis, sendo esses temas bem descritos como seu proposito e na sua Missão e Visão empresarial.

ecoPotenco… é uma palavra composta por duas outras que representam o DNA dessa empresa:

> eco: derivada do grego “oikos” (significa  “casa”);

> Potenco: significa “potência” em Esperanto, a língua mais falada no mundo e criada por Ludwik  Lezjer  Zamenhof (1859 – 1917).

Nos Valores da ecoPotenco, além de itens deste DNA, estão ali também representados, os valores pessoais dos sócios Sérgio Vieira, Cezar Tourinho e Frederico Iglezias que, com suas respectivas habilidades, competências e experiências já fazem a ecoPotenco uma promissora empresa, e alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável desde os seus primeiros segundos de vida.

A demanda por eletricidade no país crescerá quase 200% em 30 anos, segundo a estimativa do Ministério de Minas e Energia. Porém sabemos que os desafios são grandes, pois a maioria da produção acontece em regiões afastadas dos grandes centros, o que dificulta a logística, bem como a necessidade de infraestrutura de linhas de transmissão. E, esse aumento no consumo vai exigir novas formas de produção e de pensar.

Desta forma, a ecoPotenco se apresenta para o mercado Nacional e Latino-Americano, com uma estruturação de trabalho, capaz de buscar solucionar questões de geração não só para grandes empreendimentos, mas, também, para geração individual e co-geração, com custo competitivo, sempre conectando gestão de negócio de energia moderno e sustentável com saberes tecnológicos, inovativos e as demandas da sociedade.

Enfim, vivemos em um tempo de múltiplas crises, mas também, com inúmeras oportunidades. Além dos desafios ambientais e das questões de saúde da população, as questões de mudanças climáticas impactam todo o mundo e exigem ações imediatas. Por essa razão é imperativo uma matriz energética mais limpa – com a redução imediata da exploração de combustíveis fosseis – de modo a mantermos o aquecimento terrestre abaixo de 2ºC. Por outro lado, a demanda mundial por energia continua crescendo, o que significa que os negócios de energias renováveis, aliado a inovação e tecnologia, terão múltiplas oportunidades e um tremendo ciclo virtuoso com o potencial de contribuir significativamente para construção de um mundo melhor e mais brilhante para todos.

Então, estamos esperando o que para transformar energia renovável em realidade no Brasil?

******

Escrito por: Maria Mazzarello Veloso

Publicado originalmente em: https://www.linkedin.com/pulse/natureza-pode-fazer-mais-por-n%C3%B3s-maria-mazzarello-veloso/

Sobre a autora: Maria Mazzarello Veloso, B.S. Engenheira Química, M.B.A., experiência internacional em gestão, governança, riscos e desenvolvimento sustentável, é Cofundadora e CEO da JVE Consultoria e Fundadora da Mini Fazenda Urbana, negócios com foco para o futuro e trabalhando na interseção de movimentos de desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.