conheça o PvSpin
Fabricado na Alemanha, o sistema de limpeza PvSpin permite uma rápida e extensa limpeza dos módulos solares cobertos por sujeira. Em usinas instaladas em regiões agrícolas, por exemplo, as perdas podem ser de até 15% ou mais. Sistemas de limpeza que são operados manualmente acabam não sendo viáveis economicamente. Por outro lado, os robôs de limpeza são caros e de difícil transporte. PvSpin supera as limitações desses dois tipos de limpeza por sua facilidade e agilidade de uso, gerando uma superfície mais limpa e muito fácil de manusear.
veja o PvSpin em ação
operação e tratamento
• Alta performance de limpeza através de sistema rotatório das escovas;
• Robusto e poderoso sistema de motor de rotação de pistão axial;
• Limpeza com proteção do material, deste modo, os resíduos são encharcados antes de serem removidos, protegendo a superfície da placa;
• É recomendável um segundo operador (assegurando as bordas das áreas de telhados, caso seja necessário apoio adicional);
• A água a ser utilizada na limpeza precisa ser desmineralizada ou água de chuva filtrada, sendo isso necessário para evitar micro-arranhões na superfície dos módulos e perda de rendimento do sistema.
porque o PvSpin é o melhor sistema para limpeza de módulos fotovoltaicos?
limpeza mecanizada PvSpin
Um trabalhador com o Sistema PvSpin limpa entre 20 e 40 kWp por hora.
Alta produtividade!
PvSpin tem aproximadamente 25 kg, oferecendo uma excelente e uniforme pressão sobre os módulos. Isto garante a ótima qualidade da limpeza, pois deixa os módulos devidamente limpos, como novos, propiciando rendimento máximo de geração.
A limpeza com PvSpin deve ser feita 01 a 02 vezes por ano, a depender da geografia local, das condições climáticas e do ambiente ao redor. Devido ao elevado desempenho de rotação das escovas do PvSpin, as sujeiras “duras” (areias, sedimentos e excrementos de aves e insetos) são removidas já no primeiro ciclo da lavagem.
limpeza manual (escovação)
Um trabalhador com escovação manual limpa em torno de 10 kWp por hora.
02 a 04 vezes menos!
Não há garantias de pressão ideal sobre os módulos, acarretando uma limpeza superficial e podendo causar danos aos módulos. A distância entre o trabalhador e os módulos varia e os mais distantes não são limpos adequadamente, gerando perdas.
A escovação manual é realizada de 02 a 03 vezes por ano e também depende da geografia local. Como o serviço é manual e depende de cada operador e de cada momento, constata-se menos qualidade na limpeza. Em consequência disso, o rendimento dos módulos sempre estará abaixo da sua capacidade nominal de captação e geração de energia.